domingo, 6 de dezembro de 2015

Escritor de dezembro

José Jorge Letria

“Nasci em Cascais, em 1951, perto do mar que ainda hoje me traz os sons e os aromas que me recordam o melhor da minha infância.
Tive uma infância feliz, com um pai e uma mãe que sempre incentivaram a minha imaginação e a minha criatividade, embora sem imaginarem que eu um dia viria a tornar-me escritor.
Frequentei sempre o ensino oficial e hoje tenho a satisfação de ver o meu nome atribuído à escola onde aprendi a ler e a escrever.
Depois fui estudar na Faculdade de Direito, tomando contacto com os combates dos estudantes portugueses contra a guerra e pela democracia e pela liberdade, integrando-me neles e envolvendo-me pela primeira vez nas coisas da política.”

Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
É pós-graduado em Jornalismo Internacional, tendo sido jornalista durante mais de 25 anos.
Publicou o seu primeiro livro, “Mágoas territoriais”, em 1973, tendo já mais de uma centena de livros publicados em diversas áreas - poesia, literatura infanto-juvenil, teatro e ficção narrativa. Distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais, tem livros traduzidos em várias línguas (castelhano, francês, inglês, italiano, coreano, japonês, russo, búlgaro, romeno, húngaro e checo) e está representado em numerosas antologias em Portugal e no estrangeiro.
Durante oito anos foi vereador da Cultura da Câmara de Cascais e é, desde Janeiro de 2011, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.

Fontes:

http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jjl.html

Podemos encontrar diversas obras deste escritor nas bibliotecas do nosso Agrupamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário